Como funciona o Licenciamento Ambiental?

O Licenciamento Ambiental é uma ferramenta de gestão pública que tem como objetivo dar permissões sobre a localização e as atividades humanas realizadas por uma empresa, ele foi instituído pela Lei Federal 6.938/1981, pelas Resoluções CONAMA nº 001/86 e nº 237/97 e pela Lei Complementar nº 140/2011.

Dessa maneira, as licenças de operação encarregam-se de fiscalizar, controlar e prevenir quaisquer danos ambientais que essas ações possam causar, garantindo que a natureza não será afetada por esses empreendimentos.

De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, todo empreendimento, potencialmente poluidor, precisa de Licença Ambiental para funcionamento. Essas normas valem tanto para empreendimentos de pequeno porte até as grandes indústrias.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) aponta que os negócios que estão passíveis ao licenciamento são os que se encaixam nas categorias de agricultura, mineração, transporte, florestas, caça, indústrias, pesca, urbanismo, lazer, serviços, obras civis, biotecnologia e empreendimentos turísticos.

Dessa maneira, se a sua empresa ou atividade está correlacionada a um desses segmentos, é essencial realizar as etapas determinadas e garantir que a licença esteja em dia.

Descobriu que sua empresa precisa de um Licenciamento Ambiental? Nós te ajudamos com esta demanda! Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *